Reconhecendo a importância da Linguística Aplicada como uma área preocupada com a produção de saberes sobre os problemas da vida contemporânea, a partir das práticas de linguagem, compreendidas como práticas sociais, em diálogo com outras ciências sociais e humanas, propomos como tema do 13º. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), “Linguagem-e-sociedade em tempos pandêmicos”.
O evento será realizado de 06 a 11 de novembro, na modalidade on-line, e contará com conferências plenárias, rodas de conversas, mesas redondas, apresentação e debate de trabalhos, lançamento de livros, plenária de balanço e eleições da nova diretoria. Além disto, o 13º CBLA lançará duas novas atividades que farão parte do congresso: a 1ª Jornada de Iniciação Científica (para estudantes de graduação e ensino médio) e o 1º Seminário de Teses (estudantes de pós-graduação, nível doutorado).
A Diretoria da ALAB 2020-2022 tem em seus propósitos a circulação de conhecimento e a preocupação com a pesquisa desde a graduação. Neste sentido, em 2022, como parte do 13º. CBLA, será realizada a I Jornada de Iniciação Científica de Linguística Aplicada da ALAB (JIC -ALAB/2022), uma forma de incentivar a formação de novas e novos cientistas na área. O público-alvo do evento é voltado para estudantes de graduação em Letras e áreas afins, cujas pesquisas estejam voltadas para linguagem e práticas sociais. A apresentação de trabalhos ocorrerá em formato de vídeo na plataforma do evento.
A Diretoria da ALAB 2020-2022 tem em seus propósitos a circulação de conhecimento e a preocupação com a pesquisa desde a graduação. Neste sentido, em 2022, como parte do 13º. CBLA, será realizada o 1º. Seminário de Teses em Linguística Aplicada da ALAB (SeT -ALAB/2022), uma forma de promover novos olhares sobre investigações em andamento em nível de doutorado. Cada participante poderá submeter apenas um trabalho em forma de resumo expandido como primeiro autor. A orientadora ou o orientador deve constar, obrigatoriamente, no resumo como coautora ou coautor. Cada tese em andamento será avaliada por uma pesquisadora ou um pesquisador da área. A discussão será realizada ao vivo com duração entre 20 e 30 minutos por apresentação.