Atual

Presidenta

Claudiana Nogueira Alencar

Currículo Lattes

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Coordena o Programa “Viva a Palavra: circuito de linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza (MEC/PROEXT/ 2015). Pesquisa as performances, gramáticas culturais e jogos de linguagem na arte e na cultura de coletivos culturais juvenis da periferia, por meio das práticas dos saraus, das mediações de leitura, das vivências cenopóeticas, das bibliotecas livres e da escrita de mulheres na literatura marginal-periférica, com ênfase nas práticas de reexistência feminina das poetas negras da periferia.

Glenda Cristina Valim de Melo

Vice-presidenta

Glenda Cristina Valim de Melo

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Currículo Lattes

Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora Jovem Cientista Faperj desde 2019 e recém pesquisadora CNPq. Fez estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro para o qual obteve bolsa CNPq. Atualmente é membro da direção da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e faz parte do conselho fiscal da Associação de Investigadores(as) Afrolatino-americanos(as) e Caribenhos(as). Sua pesquisa recente está focada na performatividade de raça e interseccionalidades em contexto on/offline e coordena o Research Network "Race, Gender, Sexuality and Language", grupo de pesquisa pertencente a Internacional Applied Linguistics Association (AILA). Participou da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil no biênio 2016/2017.

Antonia Dilamar Araújo

Primeira-secretária

Antonia Dilamar Araújo

Currículo Lattes

Possui doutorado em Letras (Língua Inglesa, área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente na mesma universidade (1983). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1976). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Liverpool (1993). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento com o Dr. Charles Bazerman, na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) no período de 2006-2007. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (2004-2006). Atualmente é professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV – Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e multimodalidade.

Branca Falabella Fabrício

Segunda-secretária

Branca Falabella Fabrício

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Currículo Lattes

É Professora Associada do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ com Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Pesquisadora do CNPq desde 2011. Fez estágio de doutorado na Universidade de Lancaster e obteve a bolsa de Doutor-Recente do CNPq junto a UFRJ. Fez também estágio de pós-doutorado no King's College da Universidade de Londres. Tem participado da organização de eventos internacionais no Brasil e atuado nos Comitês Científicos de congressos internacionais. Tem publicado inúmeros artigos e capítulos de livros no Brasil, Estados Unidos, e Inglaterra. Sua pesquisa mais recente tem focalizado os processos de trajetórias textuais e circulação dos discursos em tempos de globalização, performatividades identitárias (gênero, sexualidade e raça) em práticas sociais contemporâneas de letramentos escolares e digitais assim como outras no mundo offline. Tem também estudado cartografias de comunicabilidade e os processos metapragmáticos nelas envolvidos.

Nukácia Meyre Silva Araújo

Tesoureira

Nukácia Meyre Silva Araújo

Currículo Lattes

Atualmente é Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestre em Lingüística (1998) e doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras/UECE de 2013 a 2016. Foi colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil-UAB de 2007 a 2014. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, educação a distância, formação de professores, elaboração de material didático, história da leitura, gêneros textuais.